Funcionamento das 8:00h às 13:00h e das 14:00h às 17:00h de segunda à sexta

UFRPE Participa Do I Fórum De Ouvidores Das IES De Pernambuco

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) marcou presença no 1º Fórum de Ouvidores das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco, realizado, nos dias 20 e 21 de setembro de 2012, na Universidade de Pernambuco (UPE). Organizado pelas IFES pernambucanas, o evento permeou as discussões em torno da Lei de Acesso à Informação (LAI) e do importante papel das ouvidorias no processo de democratização social que vem ganhando força no País.

A ouvidora da UFRPE, Denize Siqueira, participou das discussões ao lado de representantes dos setores de Arquivo, Comunicação Social e Avaliação Institucional da UFRPE.

No primeiro dia do evento, o reitor da UPE, Carlos Calado, destacou o uso da ouvidoria e da Lei de Acesso à Informação (LAI) como ferramentas para melhores resultados. A ouvidora geral do Estado, Karla Júlia, ressaltou a importância do serviço para a sociedade.

O secretário da Controladoria Geral de Pernambuco, Djalmo Leão, explanou sobre A atuação das ouvidorias no contexto da LAI, destacando a criação da rede de ouvidorias no Estado, em 2008, e o Portal da Transparência, que atualmente soma mais de 60 mil acessos mensais.

O Fórum também foi oportunidade para discussão sobre a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial). Nesse contexto, o representante da Ouvidoria Geral da União, Paulo Marques, contribuiu com o debate e apresentou os avanços no contexto nacional das ouvidorias.

A programação incluiu palestras e debates com sistematização. No último dia, houve a confecção e leitura da 1ª Carta dos Ouvidores das IES de Pernambuco, que foi encaminhada ao governador do Estado e aos órgãos representativos das ouvidorias, além de dirigentes das instituições de ensino superior.

O encontro contou também com a participação da UFPE, da Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco, da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO)/secção Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Faculdade de Ciências da Administração (Fcap/UPE), da Univasf, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU).