Funcionamento das 8:00h às 13:00h e das 14:00h às 17:00h de segunda à sexta

Sobre

A Ouvidoria da UFRPE, criada em 2005, tem a finalidade de promover direitos e interesses da comunidade acadêmica e do público externo através de ações preventivas e corretivas, que estabelecem elos e desburocratizam os trâmites. É um setor que contribui com a democratização da Universidade e o aperfeiçoamento dos serviços por ela prestados por meio da participação social.

O atendimento é feito segundo as normas que regem as Ouvidorias do Poder Executivo Federal, a saber: a Instrução Normativa Nº 01 da  Ouvidoria-Geral da União da Controladoria-Geral da União, de 05/11/2014; e da Portaria Nº 3681 de 13/12/16, que Regulamenta a remessa de dados e informações à Ouvidoria-Geral da União semanalmente. Essas instâncias também preveem discrição e sigilo quanto à identificação dos usuários.

A Ouvidoria recebe denúncias, reclamações, críticas, sugestões e elogios, relacionados a qualquer serviço da Universidade e os faz chegar aos setores competentes. Acompanha a mediação, oferece sugestões, cobra resultados quando esses não são apresentados em tempo razoável, com vistas a garantir que o cidadão receba a resposta à sua manifestação.

A Ouvidoria não tem poder decisório, mas trabalha em regime de plena autonomia e tem acesso a todas as instâncias da Universidade. Não se trata de um campo de litígio, mas de harmonização, assim, a/o Ouvidor/a adota uma postura mais pedagógica e preventiva  relacionadas às atividades institucionais, assegurando o respeito aos direitos individuais e coletivos da comunidade universitária e da comunidade externa.                                                           

Seus parâmetros são a ética, a transparência e a imparcialidade, utilizando-os na construção permanente da credibilidade e da confiabilidade.